Mindset: a Nova Psicologia do Sucesso

Existe um fator humano, quase como um algoritmo que define a nossa relação com o trabalho e com as pessoas, a forma como educamos nossos filhos e o jeito como enxergamos o mundo.

Não é um mero traço de personalidade, mas um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado da maneira como merece. Nos últimos tempos, ando lendo um livro que se chama “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, um clássico da psicologia escrito por Carol S. Dweck, professora da Universidade de Stanford e especialista em sucesso e motivação.

Devo dizer que ela anda me fazendo refletir sobre a forma como enxergo o mundo e como lido com as situações do cotidiano. Às vezes nos habituamos a realizar tarefas do nosso jeito e criamos hábitos que nos impedem de enxergar as situações de outras formas e até mesmo crescer como pessoa e como profissional.

O Mindset pode ser classificado de duas formas: fixo ou de crescimento.

Para entender melhor estes significados, digamos que as pessoas de Mindset Fixo são aquelas que acreditam que as suas habilidades não mudam e não se alteram ao longo da vida e as de Mindset de Crescimento são aquelas que sabem que as suas habilidades podem ser desenvolvidas através de muito trabalho, boas estratégias e orientação de mentores.

Antes que você diga que o seu é de crescimento, vamos analisar os fatos e colocar a mão na consciência:

Qual é o seu Mindset?

Responda a estas perguntas sobre inteligência. Leia cada uma das afirmativas seguintes e diga se, na maior parte das vezes, concorda ou não com elas.

  1. Sua inteligência é algo muito pessoal, e você não pode transformá-la demais.

  2. Você é capaz de aprender coisas novas, mas, na verdade, não pode mudar seu nível de inteligência.

  3. Qualquer que seja seu nível de inteligência, sempre é possível modificá-lo bastante.

  4. Você é capaz de mudar substancialmente seu nível de inteligência.

As afirmativas 1 e 2 referem-se ao mindset fixo. As de número 3 e 4 refletem o mindset de crescimento. Com qual grupo você concorda mais? É possível que a sua resposta seja mista, mas a maioria das pessoas se inclina mais para um grupo do que para o outro.

Você pode substituir “inteligência” por “talento artístico”, “tino comercial” ou “aptidão para esportes”. Adapte a sua realidade.

Indo um pouco além, pode-se notar que as pessoas com o Mindset Fixo normalmente são aquelas que também não gostam de críticas, ou ainda que estão sempre esperando por um elogio rápido para sentirem-se prestigiadas. No Mindset de Crescimento, o profissional tira o foco do elogio, e foca nos pontos que devem realmente ser modificados para alcançar a excelência.

E você? Já parou para pensar qual é o seu Mindset?
Sempre há tempo de mudar.

PatriciaDambros

Patrícia D’Ambros
Master em Design Visual,
Especialista em Criatividade para novos Negócios.
Gestora de Processos criativos.