Strange Beasts e a Realidade Aumentada

Strange Beats é um curta-metragem britânico baseado no drama vivido em Black Mirror. Ele traz à cena um ambiente em que temos a possibilidade de criarmos o nosso próprio entretenimento através de relações fictícias e virtuais, substituindo nossos velhos amigos pets.

Captura de Tela 2017-04-10 às 11.28.07

Animais de estimação virtuais, imagens e objetos do mundo real idealizados através da tecnologia são assuntos cada vez mais presentes na nossa realidade. Ter um pet que o acompanhe no trabalho, não faça sujeira em casa e não exija gastos com ração e veterinários é um ponto a se considerar.

Mas seria esta criação uma pequena distração do mundo real ou ela realmente serve como um exemplo de como os nossos relacionamentos imaginários do futuro podem nos impedir de construirmos os reais? Seria algo ruim nos aproveitarmos da evolução da tecnologia para nos sentirmos melhor e mais acompanhados na vida real?

Pode-se entender que é o momento de direcionarmos a inteligência artificial a uma direção em que seja possível usufruir de resultados saudáveis e até produtivos para a nossa vida.

É possível e necessária esta reflexão para definirmos até onde podemos ir e como podemos solucionar problemas cotidianos com nossas invenções.

Temos hoje em dia tecnologias na palma de nossas mãos até alguns anos atrás consideradas impossíveis de serem encontradas, consultas imediatas a informações antes presentes somente em livros e uma produção contínua de conteúdo que não conseguiremos consumir nem em mais de uma vida.

Estudos mostram que as pessoas hoje em dia se sentem mais isoladas do que elas costumavam ser. A facilidade de acesso e interação com as outras pessoas de modo virtual traz desculpas para não necessariamente encontrá-las pessoalmente.

É um momento de reflexão e de escolha para cada um de nós sobre quais tecnologias queremos incorporar em nossas vidas.

Do Tamagoshi ao Strange Beasts, eu ainda prefiro os nossos bons e velhos amigos caninos.

 

PatriciaDambros

Patrícia D’Ambros
Master em Design Visual,
Especialista em Criatividade para novos Negócios.
Gestora de Processos criativos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s