Herself: Essência e Naturalidade

cabecalho


Mais qualidade de vida para as mulheres e menor impacto ambiental.

Há um ou dois meses atrás conhecí o Herself, um projeto muito legal idealizado pela dupla Nicole Zagonel e Raíssa Assmann Kist, em Porto Alegre. Foi em um evento organizado por um grupo de pessoas que se uniram através de um curso sobre empreendedorismo de uma escola livre da região.
Me chamou a atenção a relevância do tema e a paixão das duas em buscar a melhor solução possível para um assunto ainda considerado delicado e não 100% resolvido entre as mulheres.

Ainda é considerado Tabu, mas a discussão é mais do que necessária. Muitos produtos encontrados para atender a menstruação atualmente ainda são idealizados sem uma reflexão maior sobre os resíduos que são deixados no meio ambiente. São 150kg de lixo, R$ 9 mil reais e 10 mil absorventes utilizados na vida inteira de cada mulher. É um absurdo que ainda seja assim em 2017.

Além do impacto social e ambiental, elas têm uma lista de argumentos como o empoderamento feminino, a insegurança que esta fase do mês traz para as mulheres e a facilidade e praticidade que a vida cotidiana pede para resolver este assunto de uma forma mais prática do que as que temos.

Evolucao

A proposta é que se possa viver com naturalidade o ciclo, com todo o conforto e a segurança possível.

Calcinhas reutilizáveis e absorventes que se encaixam nas necessidades das mulheres, possíveis de uso em todos os dias do mês, início, meio ou final do ciclo menstrual.
Diferentes níveis de absorção e sem acúmulo de resíduos para o meio ambiente. Parece um sonho, não é mesmo?

Modelo-Calcinha

Captura de Tela 2017-07-21 às 17.09.50

O projeto foi lançado no financiamento coletivo, pode ser uma ótima oportunidade de apoiar um projeto muito diferente e de quebra se tornar uma das primeiras a adquirir o produto (early adopters). Demais, né?

Confere a entrevista que fizemos com elas e acompanhe este projeto de perto:

 

A- Qual o propósito da Herself? Do que vocês cuidam?

N/R – A gente foca na questão do bem estar das mulheres. Trazer naturalidade para o ciclo e impactar suas vidas para que elas vivam da melhor forma possível e não se sintam inseguras ou deixem de ser elas mesmas no período menstrual. Gostaríamos de impactar e melhorar a vida de todas de alguma forma.
Nós nos identificamos muito com o nosso público e é fácil nos colocarmos no lugar das nossas consumidoras. Isso ajuda bastante porque entendemos a forma como elas se sentem.
Já entregamos muitos protótipos das calcinhas. Fomos melhorando o produto com o passar do tempo, fizemos testes, conversamos com as mulheres novamente e testamos de novo. Queremos fazer um produto que atenda da melhor forma possível nossas clientes.
Realizamos inclusive encontros para debater com nossas clientes e entender o que elas achavam. Foi bem produtivo. Queremos dar voz às mulheres e descobrir o que elas precisam.

 

A- Como está sendo aderência das meninas no problema que vocês estão buscando solucionar?

O projeto está indo super bem. As meninas estão gostando bastante e estão procurando nos ajudar para evoluirmos os protótipos até chegarmos na venda final.

 

A- Qual a principal dificuldade que vocês estão encontrando em levar adiante a Herself?

N/R – Nós duas somos da área da Engenharia, então entendemos bastante de construção de produto. Mas a parte de comunicação ainda está sendo desenvolvida para atender melhor nossas clientes. Agora é a fase de divulgar o nosso projeto para as pessoas conhecerem e estamos buscando ajuda neste sentido.

 

A- O projeto de vocês foi selecionado pelo Sebrae para o AGIR 2017. Como está sendo esta experiência?

N/R – É a segunda vez que participamos com algum projeto neste programa. Os encontros são muito legais e conhecemos pessoas que estão empreendendo com projetos únicos e muito diferentes. O que mais gostamos é a troca de experiências e de conhecer pessoas novas.

 

A- Como vocês imaginam que seja a Herself do futuro?

N/R – Queremos atingir o maior número de mulheres possível, causando um impacto positivo grande e uma onda regenerativa para todo o lixo que os absorventes convencionais deixaram no mundo.
Imaginamos estar ajudando de alguma forma todas as mulheres, criando modelos mais confortáveis de proteção diária, trazendo segurança e inovando em trazer novos modelos de calcinhas com diferentes níveis de absorção.
A menstruação sempre foi um Tabu e é até hoje. O nosso objetivo é desmistificar este conceito, trazendo o assunto mais perto de nós para conversarmos com as mulheres e ajudá-las a entender completamente o seu corpo.
Queremos transformar o Ciclo Menstrual em algo que seja lidado com naturalidade, deixando as mulheres à vontade e de bem consigo mesmas.

 

A- Que dica vocês dariam para quem está afim de empreender um projeto social?

N/R – Até ontem, estávamos vivendo um dia de cada vez com o nosso projeto. Cada dia temos algo que queremos melhorar e o produto está cada vez melhor, sempre pensando nas nossas clientes.
Foi preciso acima de tudo acreditar nas nossas ideias, unir as pessoas e engajá-las para fazer as coisas acontecerem. Quando se tem uma ideia que acreditamos para um projeto ou negócio, temos que ter em mente que não é só mais um no mundo, é algo que vale a pena ser elaborado e levado adiante. Muitas ideias acabam não saindo do papel porque as pessoas não acreditam nelas.
Você precisa encontrar um outro louco que também acredite na sua ideia, que pegue junto contigo desde o início, acredite e ajude a crescer o projeto. Dessa forma nós ganhamos mais força e nos sentimos mais prontas para levar nosso projeto para o mundo. Nós encontramos isso uma na outra, e isso é muito bom.

 

Herself
Idealizadoras: Nicole Zagonel e Raíssa Assmann Kist
Site: revolucioneseuciclo.wixsite.com/herself
Facebook: facebook.com/oiherself   

PatriciaDambros

Patrícia D’Ambros
Master em Design Visual,
Especialista em Criatividade para novos Negócios.
Gestora de Processos criativos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s