Tudo o que você quiser

Quanto vale a sua ideia? Muito ou nada, depende do que você faz com ela. Um texto para aqueles que lutam pelos seus sonhos.

Nem todos têm tempo ou gostam de ler livros muito longos. Tenho que admitir que a minha estante está cheia de esperançosas enciclopédias me esperando.

Quando recebi o livro de Derek Sivers “Anything you want”, fiquei impressionada em como todos os feedbacks maravilhosos que eu li deste livro couberam dentro das delicadas 84 páginas ou apenas 2hs de leitura… Algo como: “O melhor livro que já li”, “Mudou a minha vida”, e por aí vai…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
FONTE: THE FOCUS COURSE

Aos poucos fui entendendo e identificando que a filosofia prática estava presente o tempo todo ao longo do livro, e isto encaixa perfeitamente em construções de parágrafos curtos e esquemas brilhantes que façam as pessoas entenderem o seu olhar sobre os negócios.

“Preocupe-se com os seus clientes mais do que com você mesmo.”

Um livro escrito por uma pessoa simples como qualquer uma de nós e apaixonada por música na sua essência. Derek é um criativo nato que inspirado pelo boom da Internet decidiu criar o site da sua própria banda online. Só que ele acabou revolucionando o mundo da música sem querer e acabou fazendo muito mais sucesso do que imaginava.

Ele criou uma plataforma online até então inexistente para comercializar seus próprios cd’s (CB Baby), o que na época proporcionou a milhares de outras bandas independentes a venderem seus discos também em sua loja. Foi o início de uma era onde muitas das bandas que amamos hoje em dia foram descobertas e apreciadas diretamente pelo público final, sem precisarem primeiro passar pela peneira rígida das gravadoras.

Recomendo o livro a todos os amantes de novos negócios motivados pelo propósito em fazer o bem e melhorar a vida das pessoas. Ele conhecia muito bem o público apaixonado por música e todas as suas decisões sempre foram inspiradas em seus clientes, desde relacionadas a preços até funcionalidades de sua plataforma.

De forma bastante modesta, Derek nos mostra as conquistas e os erros que cometeu, nos ensinando a evitá-los para seguirmos por caminhos mais certeiros. É como se estivéssemos revivendo com ele cada detalhe do seu sonho, compartilhando suas angústias e vitórias.

derek
FONTE: SIVERS.ORG


Foi bem difícil separar os melhores ensinamentos do livro, mas aqui vão alguns deles:

1. Trata-se de fazer sonhos se tornarem realidade para os outros e para você mesmo. – Construa você o mundo que você imagina.

2. O verdadeiro ponto de fazer qualquer coisa é ser feliz, então apenas faça o que te faz feliz. – Desde o início.

3. Tudo o que você faz deve ser para seus clientes. Inclusive os investimentos de sua empresa. – Compras supérfluas ou investimentos em melhorias?

4. Você quer ser útil para o mundo? Comece agora. Não espere dinheiro para que isso aconteça. – Exercite todas as formas de realizar a sua ideia.

5. Concentre-se em ajudar muitos clientes pequenos ao invés de poucos clientes grandes. – Fidelidade e confiança.

6. Como você atrai os clientes amantes do seu Produto / Serviço? Diga alto e claro o que você não é. – Identifique seu nicho de mercado.

7. Quando sua solução não é mais necessária, você pode matar seu negócio. Você está pronto para fazer isso? Ou você está mantendo o problema vivo para que você continue fazendo negócios? – Problemas reais, ganhos reais.

8. Faça o que você faz por amor. Seja generoso. – Ame o que você faz.

9. O que você irá fazer se amanhã o número de seus clientes dobrar? – Esteja preparado.

10. Você é autônomo ou empresário? A diferença: ser autônomo lhe dá liberdade até que você percebe que, se tirar umas férias o seu negócio desmorona. Para ser um verdadeiro empresário, certifique-se que pode sair por um período e quando voltar a sua empresa estará melhor do que você deixou. – Contrate pessoas e processos inteligentes e autogerenciáveis.

11. O que é importante para você? Saiba desde o início para não se frustrar. – Dinheiro, usar sua criatividade, reconhecimento,…

FEATURED IMAGE CREDIT: UNSPLASH
PatriciaDambros

Patrícia D’Ambros
Master em Design Visual,
Especialista em Criatividade para novos Negócios.
Gestora de Processos criativos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s