Em 2018 desejo que você seja Foda!

Quem me conhece sabe que sou viciada em livros. Na semana passada entrei em uma livraria e jurei que não compraria nenhum. Um segundo depois vi o título: SEJA FODA, de Caio Carneiro, “Meu Deus, eu preciso desse livro”! –  foi meu primeiro pensamento. Afinal, quem não quer ser o melhor no que faz?

Antes que você venha me dizer que eu não deveria estar usando esse vocabulário “não apropriado” nos meus textos – como meu pai deve estar me alertando agora (: – saiba qual a definição que o autor usa para o termo FODA: Feliz, Otimista, Determinado e Abundante! E entre tantos outros desejos que você deve estar recebendo neste início de ano, eu simplesmente desejo que você decida ser FODA, como eu também quero ser no próximo ano e nos que estão por vir!

Como bem sabemos, essa é a época das reflexões, de revisar tudo o que concretizamos ou deixamos de concretizar no ano que passou. Momento em que resgatamos aquela famosa listinha de metas do início do ano e muitas vezes vemos que várias delas não foram atingidas. Por que será que na maioria das vezes não conseguimos cumprir nossas metas? Eu digo o motivo, pois não escolhemos ser FODA! Não tomamos essa decisão, não quisemos pagar o preço e não assumimos a responsabilidade de que somos os únicos responsáveis pela nossa vida, pelas conquistas e pelos fracassos! Se tomarmos consciência de que somos os únicos responsáveis por construir ou não a vida que sonhamos e decidirmos dar o nosso melhor, nada pode nos parar!

Vamos ao que interessa! No livro o autor fala sobre os cinco pilares fundamentais para termos sucesso. Acredito que eles sirvam tanto para o lado profissional, como para o pessoal. Falaremos sobre cada um deles a seguir:

  • Positividade e Otimismo
  • Visão e Direção
  • Atitude e Execução
  • Compromisso e Valores
  • Controle Emocional e Detalhes

FONTE IMAGE: ACERVO PESSOAL

Positividade e Otimismo

Pessoas positivas tem o poder de ressignificar acontecimentos ruins e tirar aprendizados de cada experiência. É claro que isso não significa negar a realidade e achar que tudo vai se resolver por conta própria, mas sim saber que o sucesso é feito de fracassos e está tudo certo quanto a isso. Você é positivo ou negativo? Quando alguém aparece com uma solução você aceita ou já acha outro problema? Descubra o que atrapalha a sua positividade e corte-o da sua vida! Tenha referências de pessoas de sucesso, estude suas histórias, siga-as nas redes sociais, inspire-se nelas. E acima de tudo, acredite que você é merecedor do que deseja. Muitos deixam seus sonhos de lado, pois não acreditam nisso! A positividade e o otimismo são as duas maiores forças que mantêm você na direção dos seus objetivos.

Visão e Direção

Para estabelecer uma crença forte de sucesso você tem que ter uma visão clara de onde quer chegar. Para acreditar é importante conseguir visualizar o seu objetivo se realizando! Se não souber onde quer chegar, o presente e o processo rumo a esse objetivo perderão o sentido. “A vida é cheia de desafios, provações e dificuldades” – Caio. E se você não enxergar os ganhos a longo prazo, desistirá dos seus sonhos no meio do caminho. “Quem não luta por alguma coisa, paralisa por qualquer coisa” – comenta o autor. “Você precisa escrever a sua visão de futuro num papel e lê-lo todos os dias. Dormir imaginando a sua meta e acordar com essa visão em mente”. Tenha foco, visualize o propósito maior por traz das suas metas e engaje as pessoas ao seu redor na busca pelo seu sonho!

Atitude e Execução

Se você tem um sonho, mas não entra em ação para realizá-lo, terá uma grande desilusão a longo prazo. Você é a única pessoa que pode dizer se sua semana foi eficiente, avaliando o quanto evoluiu em relação às coisas que se propôs a executar. “A execução contínua e persistente de pequenas ações é o que faz tudo acontecer de fato” – Caio. Uma dica é fazer cada noite uma lista de 5 coisas prioritárias que você fará no outro dia para avançar em relação ao seu objetivo. Para auxiliá-lo você pode responder a estas perguntas: Porque você faz o que faz? Para que quer ter sucesso? O que te move nessa jornada?

Alguns dos insights mais importantes que me fizeram refletir com essa leitura foram: “não espere ficar bom para decidir fazer algo” e “tudo que hoje é fácil, um dia foi difícil”! Essas são duas armadilhas que levam as pessoas a não realizarem nada na vida. A excelência vem com a prática, não tem como ficar bom em algo se você nunca começar a fazer. Como diz o autor: “Você não precisa ser bom para começar uma coisa, você precisa começar uma coisa para ser bom”! Outro ponto importante: você é a média das 5 pessoas com quem mais convive, cerque-se de pessoas que já tem o sucesso que você deseja conquistar. Se você é o mais inteligente do seu grupo, mude de grupo! Não busque o sucesso para mostrá-lo aos outros, deixe que os resultados falem por você! Apenas faça o que tem que ser feito, com vontade e determinação!

FONTE IMAGE: UNSPLASH
FONTE IMAGE: UNSPLASH

Compromisso e Valores

Nada que você conquistar fará sentido se você tiver que passar por cima dos seus valores! Todos os dias você deve lembrar o valor dos seus sonhos, das suas metas e da sua missão. Tenha isso claro! “Tem gente que abre mão do seu objetivo por uma ilusão de segurança, por comodismo, por um estado que parece ser mais confortável, para não ter julgamentos alheios, para receber menos críticas, enfrentar menos medos e viver com menos ansiedade. Mas quem não luta por alguma coisa, paralisa por qualquer coisa” – Caio.

Às vezes nossos sonhos são tão grandes, que parecem impossíveis de serem realizados. O segredo é dividir a grande meta, em pequenas, que você pode realizar diariamente. Saia do conforto e aja a cada dia! Concentre-se no que deve ser feito agora, sem pensar no caminho que ainda falta percorrer. E não tenha medo do fracasso, ele não é o oposto do sucesso. É um ponto de passagem e aprendizado!

 Controle Emocional e Detalhes

A vida é feita de mudança permanente, de altos e baixos; e tudo antes de melhorar, piora. (: O autor comenta que 80% do sucesso é emocional e 20% mão na massa. Por isso gerenciar as emoções é um ponto estratégico! Na verdade você tem que manter o foco, independente do que esteja acontecendo no “mundo de fora”, não se deixar abater por críticas ou fracassos cotidianos. O importante não é o que acontece, mas como você lida com esses acontecimentos: Se deixa abater? Reduz seu rendimento? Ou se motiva para fazer ainda melhor? As emoções influenciam a sua performance. A primeira pessoa que você deve vencer, é você mesmo!

Concluindo, espero que algumas dessas reflexões façam sentido para você nesse início de ano e que você escolha ser Foda! Feliz, otimista, determinado e abundante na sua vida profissional, nos seus relacionamentos, na sua família e nas suas amizades! “Porque sendo Foda é que a gente muda o mundo, começando por nós mesmos”! 

FEATURED IMAGE: UNSPLASH
GreicePiacini

Greice Piacini
Master em Branding e Comunicação 
e em Ciências do Consumo.
Consultora de Marcas.

 

2 Comments Add yours

  1. tadeujezler says:

    Muito bom este livro – obrigado eu estava na procura !

    Like

    1. Que bom que gostou Tadeu! Achei muito bom e recomendo! Abraço!

      Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s