O que a criatividade e a inovação tem a ver com os nossos hábitos diários?

Neste exato momento milhares de líderes, empreendedores e profissionais liberais estão se perguntando o que poderiam fazer para ganhar mais, se destacar no mercado ou criar algo revolucionário, que mudaria a vida das pessoas.

Simplificando…. Todos eles estão pensando em COMO SER MAIS CRIATIVOS PARA INOVAR??!!

Eles preocupam-se com a longevidade e saúde financeira de suas empresas dia e noite… Pensam nisso enquanto dirigem seus carros no trajeto casa-trabalho, enquanto assistem noticiários políticos desastrosos e notícias policiais nada animadoras. Preocupam-se com isso até quando encontram seus amigos no happy hour habitual.

Você sabe por que estes profissionais, apesar de toda motivação e esforço, não encontram as tão desejadas respostas para as perguntas que os atormentam? Na minha opinião eles não as encontram porque estão engolidos por seus hábitos e rotinas!!

Crowd

O que se pode esperar de alguém que circula sempre nos mesmos lugares, busca as mesmas fontes de informação, passa as férias sempre no mesmo lugar? Mais do mesmo!! No máximo podemos esperar melhoria continua em seus negócios!!

Um dos assassinos da criatividade é o costume de fazer tudo sempre da mesma forma, das coisas mais banais como usar o mesmo trajeto todos os dias às coisas mais importantes como ouvir opiniões de pessoas que nunca ouvimos.

Ninguém que seja sempre submetido aos MESMOS ESTÍMULOS terá a capacidade de ser criativo, quanto menos ser inovador! Não existe fórmula mágica ou talento nato para criarmos produtos e negócios inovadores.

3d rendering of human brain on technology background

Se você é um desses profissionais que quer fazer a diferença, que quer desenvolver a sua criatividade, preocupe-se  em diariamente inserir novos estímulos, fazendo seu cérebro se desacostumar do habitual.

Você pode estar se perguntando como isso pode ajudar no seu negócio. Como eu mudar o trajeto que eu faço de carro pode ajudar a minha empresa faturar mais? Bom, entenda o seu cérebro como um músculo e a criatividade uma capacidade cerebral que, se desenvolvida, poderá ser utilizada para tudo na sua vida. Na verdade não existe separação entre competências pessoais e profissionais… Você é um ser humano integral com um conjunto de competências que são utilizadas às diferentes situações da sua vida. Se você ampliar a sua capacidade de ser mais criativo, você será mais criativo EM TUDO, não só, mas inclusive para solucionar as questões do seu trabalho.

paths

E aqui vão algumas dicas para você começar a ampliar sua criatividade:

  • Experimente fazer trajetos diferentes.
  • Experimente fazer algo que não faz há tempo e que costumava gostar muito, por exemplo, caminhar no parque ou andar de bicicleta.
  • Peça opinião de pessoas que você nunca pede, ouça e agradeça, mesmo que no momento você não veja lógica nenhuma naquela opinião.
  • Assista filmes produzidos em outros países, que não Estados Unidos e Brasil.
  • Experiencie novidades de braços abertos.
  • Pratique alguma atividade que dê quietude para seu cérebro como por exemplo, ler um livro no parque, meditar, contemplar uma paisagem, apreciar obras de arte, etc.
  • Escolha um prato diferente daquele que você sempre pede no restaurante.

Se você fizer pelo menos 1 dessas coisas todos os dias a partir de hoje, pode ter certeza que você vai se surpreender com os resultados!!! Einstein já dizia que não podemos obter resultados diferentes se praticarmos as mesmas ações… Pense nisso, expanda sua consciência para além da perspectiva da sua empresa para se desenvolver como ser humano.

O sucesso da sua empresa será só uma consequência do seu sucesso!!

FEATURED IMAGE CREDIT: UNSPLASH
RafaelaSanzi

Rafaela P. Sanzi
Master in Business Administration.
Especialista em empreendedorismo e inovação.
Consultora empresarial.

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s