A vida antes das 6-7 AM

Existe vida antes das 6-7 AM. Não é uma pergunta, é uma afirmação.

Você tem vontade de mudar as coisas na sua vida? E você estaria disposto a mudar a si mesmo se preciso para que isso acontecesse?

exercicio

Há um ano e meio atrás, eu sabia que queria mudar o rumo de algumas coisas. Decidi, então, mudar tudo para depois decidir o que eu realmente deveria ou não ter largado. O que fosse essencial pra mim, eu sabia que voltaria automaticamente para a minha vida.

Por um mês larguei o meu emprego, larguei a vida que eu levava de stress constante, gastrite e adotei hábitos diários para mudar em vários sentidos. Acordava e dormia cansada, trabalhava demais e não conseguia enxergar o que viria na minha vida depois dalí. Que loucura, não? 

Depois de muita terapia e coaching consegui entender que se você está se sentindo como eu estava, pode ser que esteja com sentimento reativo viciado que acabamos adquirindo ao longo dos anos. Nós fomos feitos para sermos Ativos e não Reativos. A diferença é que desta forma acabamos não tomando as rédeas de nossa vida e vamos somente respondendo aos estímulos externos. Você está sentindo que não está legal, mas aceita aquele emprego porque ganhará um pouco mais ou está contrariado com algo mas força a si mesmo a esperar que irá passar naturalmente. E de fato as coisas passam, assim como o tempo.

Decidi que eu iria traçar o meu próprio caminho e que não deixaria nada mais me limitar. Um sentimento libertador, uma vez que somos estrategicamente programados para nos formar e atuar dentro de uma caixinha chamada carreira planejada, onde vamos até onde nos dizem que somos capazes de ir. E assim por diante. A minha vida pessoal a partir de então seria definida pelos meus valores e eu iria me relacionar com pessoas que me faziam bem e estavam alinhadas aos meus valores. Para isso, inclusive me afastei de algumas que não me faziam bem (muitas vezes ficamos perto de certas pessoas porque as circunstâncias exigem – mas nada nem ninguém deve forçá-lo a frequentar algum lugar que não seja legal para você).

Foi um mês de desintoxicação, de estudos e visões de futuro, mudando a minha alimentação, hábitos e o próprio formato da minha vida profissional e pessoal.

Li e ouvi livros, podcasts, fiz consultas com a minha coaching e venho aplicando tudo na minha vida. Este mês resolvi fazer um relatório pessoal do que mudou depois daquele mês caótico que passei e que mudou a forma como eu lidava com tudo. Cheguei a conclusões muito interessantes, de aumento incrível de qualidade de vida, entendimento de como o meu organismo funciona e uma produtividade inúmeras vezes maior do que a que eu tinha anteriormente.

Descobrindo que sou uma pessoa que funciona com maior energia pela manhã, eu programo o meu dia e as tarefas mais estratégicas para este período. Isso me dá autonomia para organizar meu dia conforme o formato que mais se encaixa em cada horário. Na parte da tarde e noite, eu foco em outros tipos de tarefas que exigem mais a parte projetual. Isso aumenta a minha energia, que normalmente fica mais baixa nesta parte do dia.

157140759

Eu acredito que os nossos olhos enxergam o mundo todo da mesma forma. Isso quer dizer que não conseguimos reagir de forma diferente às situações, pessoas e lugares como gostaríamos. A forma como você age na vida em um aspecto influencia todas as outras também. Se você é uma pessoa estressada e sem paciência durante o dia em seu trabalho, será assim em casa com a sua família. É importante entender que mesmo que você não queira, mudar um único aspecto da sua vida fará com que todos os outros mudem também. Se você tem esforço e boa vontade em resolver de forma tranquila os obstáculos que a vida lhe impõe, fica fácil ultrapassar todos os pormenores que surgirem em seu caminho, quaisquer forem. Fica fácil assim entender que se você se esforça para levantar mais cedo, ter mais energia para fazer seus exercícios físicos diários e se alimentar da forma correta, você estará mais disposto também a fazer uma empreitada maior de trabalho para realizar gloriosamente aquele projeto que sempre sonhou. Ou se sentir mais energizado para uma negociação difícil, ou para realizar aquela meta pessoal que você traçou.

Acima de tudo, acredito que o entendimento de como funciona o seu organismo pode ajudar muito na sua estratégia pessoal e planejamento de como alcançar os seus objetivos. Foi assim comigo =)

download

Acordar cedo

Existe um mundo de produtividade antes das 7AM. E sim, eu levanto s 6h30 todos os dias.  Já tentei levantar as 5AM, mas acordar às 6h ou 6h30 já traz um ganho enorme de tempo para as tarefas que você nunca tem tempo de fazer e permite a você esquematizar a sua rotina de manhã tranquilamente. (Para quem consegue levantar as 5h, existe um app que se chama 5 AM Club, é bem legal!). Sim, todas as pessoas importantes que você conhece levantam super cedo. Não consegue ir para a cama cedo? Experimente levantar cedo todos os dias da semana, o seu organismo se adaptará rapidinho.

Meditação

Nos dias em que tenho muitas tarefas e estou com pouco foco para resolvê-las, a meditação me coloca de volta ao presente e me faz realizar tudo de forma mais assertiva. Quando posso, repito ao final do dia, quando já terminei tudo.

Planejamento

Enxergar o seu propósito e o contexto inteiro. Este é o momento de definir e alinhar se você está indo na direção certa. Eu gosto de organizar as tarefas do dia no dia anterior, para ter mais flexibilidade de agenda e facilitar a execução de algumas.

Escrever

Quando consigo sentar para escrever, especialmente quando levanto, tenho insights muito bons e que geralmente são muito úteis para meus projetos. Escrever sobre expectativas e conquistas que você obteve relembram o sentimento de gratidão que deve estar sempre presente nas nossas vidas.

Playlists

Existem algumas playlists do Spotify que costumo ouvir para trabalhar, que me deixam tranquila e com foco. Vai de cada um, de cada gosto pessoal. Seguem as minhas:

Dicas Úteis

Alguns livros que podem te ajudar a montar a sua morning routine!

Apps Necessários

Pode te ajudar a dormir melhor e acordar mais cedo:

  • Sleep Cycle
    Usei por um tempo, é muito legal! Ele monitora através da sua respiração a qualidade do seu sono e isso faz com que você tenha, através de gráficos, dados reais dos melhores dias para as suas atividades.

Para otimizar leituras:

  • Blinkist
    Estou usando no momento, é muito legal! Um app que compila em 20 minutos diários um livro para você ler ou ouvir os seus melhores insights. Estou ouvindo há pouco mais de vinte dias e já estou muito feliz. Ótimo para quem não tem tempo de ler, você fica totalmente sem desculpas rsrs.

Para meditar:

  • Headspace
    Usei por um tempo e foi através dele que eu aprendi a meditar.

Para se exercitar:

Podcasts

Podcasts para mudança de hábitos e observação de outros pontos de vista que eu usei:

A disposição que temos em mudar aspectos de nossa vida que não estejam alinhados ao nosso propósito é o que define o quão longe podemos ir.

Alinhado a todas estas ferramentas diárias, definir estratégias de curto e longo prazo têm sido essenciais no meu processo em particular e é muito legal poder compartilhar com vocês sobre o impacto que os novos hábitos matinais e de vida têm feito em minha vida.

É claro que em se tratando de pessoas não existem fórmulas prontas. Estes foram alguns dos métodos que eu usei e que, alinhados ao que conheço de mim mesma (forças e fraquezas) foram os que surtiram efeito. Mas cabe a cada um buscar o seu método, seu horários, no seu tempo e na sua hora.

Eu acredito que nós somos do tamanho de nossos sonhos e não existe absolutamente nada que não possa ser mudado para que alcancemos tudo o que queremos!

Você tem algum hábito matinal que faz a diferença na sua vida? Seria muito legal ouvir de vocês! Quem puder, envie para contato@attachedcreative.com e vamos postar no nosso instagram! Aliás, você já nos segue? Se não, é uma ótima oportunidade! 😉

Vamos em frente!

PatriciaDambros

Patrícia D’Ambros
Master em Design Visual,
Especialista em Criatividade para novos Negócios.
Gestora de Processos criativos.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s