Como criar hábitos positivos e evitar os negativos?

Às vezes fico imaginando como seria se pudéssemos ser mais produtivos. Se conseguíssemos aproveitar ao máximo nosso tempo fazendo coisas que gerassem um efeito positivo em nossas vidas? Seria muito bom, mas por que, mesmo querendo, não conseguimos evitar hábitos nocivos, que nos fazem perder tempo e nos afastam dos nossos objetivos?

A primeira resposta: somos humanos. Não somos perfeitos e somos afetados pelos nossos sentimentos e momento emocional pelo qual estamos passando. A segunda: por que os hábitos têm um grande poder sobre nossas ações! E muitas vezes já são automáticos no nosso dia-a-dia. Nem percebemos que eles estão acontecendo. A boa notícia? Temos o poder de identificar e alterar nossos hábitos nocivos, colocando outros mais positivos em seu lugar!

“40% do nosso dia ativo estamos no automático”!

“O hábito é a transformação de uma sequência de ações em uma rotina automática para economizar energia”, como escovar os dentes, por exemplo. Quando executamos os hábitos, nossa atividade consciente diminui, o que nos coloca no modo automático. Isso explica por que nos arrependemos depois de repetir hábitos ruins, gerando a culpa após “reassumirmos o controle” novamente. “Os hábitos têm tanta força que ignoram a rejeição social, o bom senso e as pessoas que mais amamos”. Como exemplos, podemos citar as pessoas viciadas em álcool ou em jogos, que mesmo desejando muito parar, voltam a repetir as ações prejudiciais.

De acordo com o escritor Charles Duhigg, existem 3 fases que formam o hábito:

1. A primeira etapa é a DEIXA ou o GATILHO que desencadeia o hábito, quando você anseia por uma ação.

2. Depois vem a ROTINA, que é a ação em si.

3. E por último, uma RECOMPENSA, que é aquilo que buscamos inconscientemente ao repetir o hábito.

Imagem: Loop do Hábito Fonte: O poder do hábito, Charles Duhigg.
Imagem: Loop do Hábito Fonte: O poder do hábito, Charles Duhigg.

O que acontece durante esse ciclo é que quando o gatilho ou deixa é ativada, ansiamos pela recompensa, ou seja, antecipamos a sensação de bem-estar que vamos ter, mesmo que ela não aconteça. “Uma vez que nosso cérebro aprende que uma caixa de donuts contém açúcar delicioso e outros carboidratos, ele começa a antecipar o efeito do açúcar. Nossos cérebros nos impulsionam em direção á caixa. Então, se não comermos o donut, vamos nos sentir decepcionados”.

Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

O “pulo do gato” para a mudança de hábito é identificar o gatilho.

Quando sentir aquele desejo incontrolável reflita: Que horas são? Onde você está? Com quem você está? O que você estava fazendo? O que você está sentindo? Uma dessas coisas é o seu gatilho, identifique qual delas está sempre presente quando o seu desejo surge. Depois pense na recompensa. Quais possíveis desejos você acha que esse hábito satisfaz? Faça testes com diferentes desejos, para identificar qual deles desfaz o seu desejo de urgência.

Agora que você já identificou o gatilho e a recompensa, mude a rotina, colocando uma ação positiva no lugar da negativa, mas com a mesma recompensa. E crie um plano de mudança: Quando eu ______________(gatilho), vou _________________ (rotina), porque __________________(recompensa).

Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

Entender como funcionam meus hábitos está me ajudando a ganhar poder sobre eles e criar mais hábitos saudáveis e prósperos. Espero que também te ajude a ser uma pessoa melhor e a conquistar seus objetivos. Mas não esqueça de ter uma boa dose de persistência e determinação, tudo depende de você! Vá fazendo pequenas mudanças que aos poucos se chega lá!

Conte para a gente sobre quais hábitos você quer mudar na sua vida e como você está evoluindo! (;

Se você se interessa por esse assunto, indico dois livros muito bons! Só clicar em cima para saber mais!

51cUtwh9s2L._SX359_BO1,204,203,200_ 51zVHbe+NWL._SX331_BO1,204,203,200_

GreicePiacini

Greice Piacini
Master em Branding e Comunicação 
e em Ciências do Consumo.
Consultora de Marcas.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s