Lições do Mestre Yoda para os empreendedores – STAR WARS

O que o mestre Jedi mais sábio e querido da série de filmes Star Wars tem a ensinar aos empreendedores? Como os ensinamentos do mestre Yoda podem guiar os empreendedores??

É nesse momento que você se pergunta: do que ela está falando? o que Star Wars tem a ver com empreendedorismo? Eu te explico. Eu pesquisei as frases mais emblemáticas do pequeno personagem verde (perdoe-me mestre Yoda o desrespeito) e interpretei à luz do empreendedorismo.

É isso que eu geralmente faço. Ao assistir um filme eu tento extrair suas lições para a vida ou para negócios. Nas últimas semanas eu encarei a missão de ver todos filmes do Star Wars desde George Lucas até a Disney (não pergunte a minha opinião sobre essa transição, isso tema para outro artigo). Acredite ou não, aos trinta e dois anos de idade eu nunca tinha assistido NENHUM filme da série STAR WARS. Difícil de acreditar?! Sim, mas é a pura verdade. Vamos ao que realmente importa aqui.

Yoda Do or do not

10 Ensinamentos do mestre Yoda para  empreendedores:

1. “Luke: I don’t, I don’t believe it.  Yoda: That is why you fail.” (“Luke: Mas eu não acredito! Yoda: É por isso que você fracassa.”)

Quando o mestre Yoda diz ao aprendiz Luke que ele fracassa por não acreditar, toca no cerne de uma questão importantíssima do empreendedorismo: o fracasso! O fracasso, o medo e falta de confiança andam de mãos dadas e são grandes inimigos dos empreendedores (Leia mais sobre fracasso e empreendedorismo). Jamais nos dedicaremos com afinco àquilo que não acreditamos. E aqui não falo de encontrar razões lógicas para acreditar, mas fazê-lo do fundo do coração. Quando temos um negócio guiado por um propósito, maior do que simplesmente ganhar dinheiro, a probabilidade de sucesso é imensamente maior. Não importa o segmento em que atua, o produto ou serviço que vende. Acredite, e conseguirás!

2. “Do. Or do not. There is no try.”(“Faça. Ou não faça. Não existe a tentativa.”)

Quantas vezes nos ouvimos ou ouvimos colegas e equipe de trabalho dizer “ok, vou tentar”. Perceba esta frase como um sinal de alerta! A tentativa está fadada ao fracasso. Não existe vontade, paixão e motivação na palavra tentar. Já viu alguém TENTAR empreender? Tentar lançar um produto?! Não tente, vá lá e faça o seu melhor, do contrário, nem se dê o trabalho de tentar.

yoda-DO OR DO NOT.gif

3.  “Many of the truths that we cling to depend on our point of view.”(“Muitas das verdades que temos dependem de nosso ponto de vista.”)

Outro inimigo de empresários é o apego a verdades absolutas. Nós temos a tendência a querermos sempre ter razão, mas isso pode se tornar uma verdadeira tragédia nos negócios. Nós bem sabemos que o mercado muda numa velocidade acima do que gostaríamos. Mesmo sendo 100% donos do negócio não conseguiremos nunca ser detendores de todo conhecimento existente no mundo (não na Era da Informação). Então aceite o conselho do sábio Yoda e encare a verdade como dependente do ponto de vista. Acolha diferente opiniões e acesse o máximo de informações para ter uma visão mais ampla e sábia do que estiver analisando, mas nunca encare nada como VERDADE.

4. “Patience you must have my young Padawan.”(“Paciência você deve ter meu jovem Padawan.”)

São chamados Padawan os jovens aprendizes da arte Jedi que são sensíveis a Força. Muitos anos eles passam observando e treinando com os mestres até que eles mesmos se tornem mestres e tenham seus próprios aprendizes. Como empreendedores rapidamente veremos a importância da PACIÊNCIA como virtude, aliada a persistência. Negócios não acontecem da noite para o dia. Nem nós estamos preparados para todos os seus desafios quando abrimos as portas. Eu diria que a paciência junto com a humildade e a persistências são ingredientes fundamentais do empreendedorismo de sucesso.

Yoda Star Wars Episódio II Guerra dos Clones

5. “Truly wonderful, the mind of a child is.”(“Verdadeiramente maravilhosa, a mente de uma criança é.”)

Como crianças conseguem encontrar soluções com maior facilidade que os adultos sem ter a experiência e as informações que temos?? No filme os padawns respondem com muita naturalidade uma pergunta que o mestre Obi Wan não consegue solucionar. Por que o planeta não aparece no mapa? Simplesmente porque foi apagado. A mente de uma criança é muito mais CRIATIVA e poderosa do que a nossa porque está livre para ver o óbvio e o improvável, o que geralmente nós não nos permitimos. Essa mente criativa e livre é a que nós gestores de negócios devemos cultivar.

6. “Fear is the path to the dark side. Fear leads to anger, anger leads to hate, hate leads to suffering.”(“O medo é o caminho para o lado negro. O medo leva a raiva, a raiva leva ao ódio, o ódio leva ao sofrimento.”)

Não tema, jovem empreendedor. Yoda nos alerta que o MEDO é o caminho para o lado sombrio da força e assim também é nos negócios. Quanto mais medo nos deixamos sentir, mais fechados ficamos para pessoas e ideias a nossa volta. Somente a CORAGEM pode nos levar a novos caminhos, às ideias inovadoras e a colaboração com as pessoas, tão importante para a sobrevivência das empresas hoje.

7. “Size matters not. Look at me. Judge me by my size, do you?”(“Tamanho importa não. Olhe para mim. Você julga a mim pelo tamanho?”)

Tamanho não é documento, já dizia o velho jargão. No mercado competitivo atual onde empresas bilionárias e centenárias são derrubadas abruptamente por startups, esse ensinamento faz total sentido. Estejamos atentos não só aos grandes competidores, mas também as empresas nascentes, pois por menores que sejam hoje trazem consigo a semente da disrupção.

8. “Always pass on what you have learned.”(“Sempre passar o que você aprendeu.”)

Grandes líderes são aqueles que preparam seus sucessores, não que temem sua substituição. Ainda que você não esteja nem perto de preparar sua sucessão, mantenha isso em mente: ensine tudo que aprendeu. Assim sua equipe, todos a sua volta terão cada vez mais condições de lidar com os desafios a frente. As lições que são compartilhadas entre as pessoas podem ser o diferencial da sua empresa amanhã.

9. “Powerful you have become, the dark side I sense in you.”(“Poderoso você se tornou, o lado escuro sinto em você.”)

O poder e o lado sombrio da força parecem andar lado a lado na série Star Wars, assim como aqui no mundo real. Não deixe que o crescimento da sua empresa e o poder que você adquirirá mude seus IDEAIS de empreendedor sonhador e inovador que és agora. Não seja levado pelo ‘Dark Side’, cobiça, egoismo e autoritarismo. Mantenha a sua mente leve como a de uma criança e sábia como a de um mestre Jedi 😀

10. “May the force be with you.” “Que a Força esteja com você.”

Veja a Trilogia Star Wars na Amazon.

Frases extraídas do site Pipoca com Manteiga.

RafaelaSanzi

Rafaela P. Sanzi
Master in Business Administration.
Especialista em empreendedorismo e inovação.
Consultora empresarial.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s