O que as Kardashians podem nos ensinar sobre Gestão de Marcas?

Você pode ser fã ou não dessa família polêmica, mas não podemos negar que elas (e sua equipe de marketing, é claro!) tem muito a nos ensinar sobre como criar marcas de impacto e ter sucesso! Venho acompanhando a trajetória de algumas marcas que levam a assinatura das irmãs e me surpreendido com os insights de branding que podemos tirar delas. A seguir conto alguns para vocês!

Naming

A criação de um bom nome faz toda a diferença, pois ele é o primeiro elemento que expressa a essência da marca. Entretanto, não pode ser só o conceito inicial, mas sim, ser o início do desenvolvimento de toda a experiência da marca! Nesse aspecto, me desculpem, mas o conjunto da obra é genial. Só para dar um exemplo, Kylie lançou uma paleta com os nomes “Calm before de Storm” (Calmaria antes da tempestade) e “In the Eye of the Storm” (No olho do furacão) fazendo conexão com o nascimento da sua filha chamada Stormy! Cada cor de sombra acompanhou esse conceito, trazendo nomes que faziam parte da “mudanças do tempo”.

O co-branding com Kris Jenner trouxe como nome das cores, as frases mais faladas pela empreendedora no reality show. Dando continuidade ao storytelling da linha.

NAMING

A Essência da Marca

Um dos movimentos mais importante que tenho notado, é a criação de marcas que trazem causas com as quais elas realmente se identificam e defendem. Ou seja, não basta somente assinar produtos sem qualidade e nos quais elas não acreditam ou não usariam.

É preciso ter alma e identidade visual compatíveis!

Exemplos? Vamos lá!

Khloe dona de um corpo com muitas curvas, com o famoso bumbum Kardashian e ex-gordinha, criou a Good American, marca de jeans que busca abranger todos os tipos de corpos, dos magros aos curvilíneos. Além disso, apresenta o programa Revenge Body, ajudando as pessoas a passar pela transformação de perda de peso que ela mesmo já vivenciou. Isso gera credibilidade e identificação por parte das pessoas.

Kim que passou de um estilo de se vestir duvidoso, para um mais minimalista, após se casar com o estilista e cantor Kanye West, usando cores mais pastéis e neutras. Lançou uma marca de maquiagens, a KKW, exatamente com esse conceito, trazendo cores mais neutras e nudes, destacando a sua sensualidade e a sua paixão por makes, que fazem parte da sua personalidade.

Lembre-se: crie uma marca na qual você acredita e com a qual se identifica, isso é fundamental!

ESSENCIA

Identidade Visual e Embalagens fazem a Diferença

Cada uma das irmãs tem uma personalidade bastante diferente e isso se reflete na identidade visual das suas marcas, destacando seus atributos. Cores, nomes, tipografia, elementos visual, estilo fotográfico e embalagem, todos os pontos de contato estão alinhados para que a marca reforce o mesmo conceito.

Pode-se notar, por exemplo, a dedicação dos profissionais de design com relação às embalagens, que se diferenciam dos outros produtos do mercado. Para muitas pessoas, a embalagem faz muita diferença na hora da compra e é um dos pontos que tem o poder de gerar conversão, além de ter um papel fundamental na percepção de valor da marca!

EMBALAGEM

Criatividade no Marketing

Kylie Cosmetics lançou uma linha com Kris Jenner, conhecida por ser uma super empresária e exemplo de poder feminino. Como campanha, criaram um vídeo no qual Kris chega até a empresa de Kylie e risca seu nome, como se agora estivesse no poder. Em seguida, a conta de Kylie no Instagram é “raqueada” e passa a ter o nome de Kris, que faz postagens e teasers sobre o lançamento que está por vir. Dessa forma segue o storytelling, com uma embalagem com toda a personalidade da “Mamma”, empoderada e engraçada. A coleção exclusiva, se esgotou em poucas horas!

CRIATIVIDADE

Influência e Estilo de Vida

Influenciadores online são os novos meios de fazer propaganda. O importante de percebermos é que elas não vendem somente produtos, mas sim um estilo de vida, do qual as pessoas que as admiram, querem fazer parte e por isso consomem seus produtos. Além disso, precisamos destacar a influência digital que elas têm como personalidades famosas, que com certeza potencializa muito o seu poder de vendas. Como influenciadoras, todas elas divulgam os trabalhos umas das outras, reforçando a sua força online.

Co-branding

Este é uma ferramenta que combina duas marcas ou mais no lançamento de um produto, o intuito é que a parceria reforce e agregue valor ao produto/marca resultado dessa união. Como não são bobas, as irmãs fazem lançamentos exclusivos de linhas de produtos em parceria, trazendo públicos diversificados e que se identificam mais com cada uma delas. Um exemplo é a marca de maquiagem de Kylie Jenner, que já lançou produtos exclusivos com Kim, Khloe e Kris, cada um com a sua identidade visual e personalidade.

COBRANDING.png

Press Kit

Os kits de lançamento enviados para influenciadores são surpreendentes e trazem o conceito para uma experiência real! Mas é importante lembrar que não precisamos ter o press kit mais caro, mas sim usar a criatividade!

MEDIA

Gostaram da análise e das dicas? Meu intuito é ampliar o conceito de branding para o dia-a-dia das pessoas, trazendo exemplos mais práticos de como aplicá-lo. Vamos trocar uma ideia sobre isso? Comente aqui, dê a sua opinião!

GreicePiacini

Greice Piacini
Master em Branding e Comunicação
e em Ciências do Consumo.
Consultora de Marcas.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s