O marketing digital é o filho hipster do marketing!

Primeiros passos no marketing digital: do marketing ao digital

Falar de marketing por si só aos olhos de leigos já é difícil, adicione ao marketing a palavra DIGITAL para ver que nó mental temos em frente… Como profissional da área do marketing, eu frequentemente passava por circunstâncias em que empreendedores e pequenos empresários não compreendiam o significado da palavra marketing. E se eu fosse dar o conceito de marketing de Philip Kotler, considerado o ‘pai’ do marketing, tão pouco adiantaria. Philip Kotler diz  o seguinte sobre o que marketing é:

“o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Não podemos culpar as pessoas que não trabalham ou estudam marketing por não entendê-lo, se os cientistas da minha área não o sabem explicá-lo de forma simples. O fato é que marketing de simples tem muito pouco! Esta ciência é tão complexa quanto antiga. Há quase 70 anos começou-se a teorizar sobre mercadologia (nome batizado pelos brasileiros). Até a primeira década do século XXI, (assim eu aprendi) o marketing subdividia-se em três níveis: estratégico, tático e operacional e no nível tático abria-se os famosos 4Ps (produto, preço, praça e promoção).

Muita coisa aconteceu nesses 70 anos e até semana passada os 4Ps já tinham tornado-se 6Ps e ouço muito sobre 8Ps, mas ainda não compreendi a que se devem os últimos 2Ps. A verdade é que essa brincadeira com o alfabeto do marketing não deve parar tão cedo, porque nem os mercados nem as tecnologias interromperão sua evolução.

Foi nos últimos 30 anos que a nossa vida mudou radicalmente. O que aconteceu? ‘Aconteceu’ a internet e com ela um novo mundo se abriu dentro do marketing. O marketing digital é para mim exatamente isso, um novo mundo. uma galáxia dentro de outra galáxia (que é o marketing).

O marketing digital é o filho hipster do marketing!

Do marketing ao digital. Fonte: Rafaela Sanzi

Vamos adiante, entender melhor quem é este rebelde.

Os 4 Pilares do Marketing Digital

Vamos falar sobre marketing digitalque nada mais é do que trazer toda a complexidade do marketing para um ambiente mais moderninho, fluido e relacional e acrescentar a digitalização, a internet e uma boa porção de tecnologia! Não te parece intrigante?! Pois, se não fosse tão interessante e complexo ao mesmo tempo, a pesquisa pelo termo ‘marketing digital’ não teria triplicado nos últimos 5 anos nos motores de busca do Google Brasil:

Captura de tela realizada dia 13 de julho de 2018. Fonte: Google Trends

E se fossemos brincar de simplificar o termo, poderíamos dizer simplesmente que o marketing digital em sua potencialidade máxima é criar e promover marcas, vender e entregar produtos e serviços na internet. No entanto, não esqueça que o marketing digital não é tudo na vida de um empreendedor digital (apesar de ser onde a sua atenção e energia pousará a maior parte do tempo!). Um Negócio Online é sustentado também pelas áreas administrativa, legal, financeira e pessoal, além do marketing digital.

Uau, essa viagem ao empreendedorismo digital me deixou um tanto confusa nos primeiros momentos… e você, como está se sentindo? Bem, para organizar toda essa bagunça (na minha cabeça) eu classifiquei todas as atividades de marketing digital em caixinhas e criei um diagrama bem simples (talvez até demais). Fiz isso não só para organizar minhas ideias sobre o que de fato é o marketing digital, mas também para dimensionar que competências que ele requer.

Eu peguei tudo que eu sei de marketing digital, a partir da experiência como sócia e consultora e dos conhecimentos que adquiri nos melhores cursos online do Brasil, e vi que todas as atividades poderiam ser classificadas em 4 categorias: Estratégia, Conteúdo, Tecnologia e Imagem.

Dificilmente estarei enganada em afirmar que é mais simples compreender de forma ampla o que significa estratégia, conteúdo, tecnologia e imagem do que os 4Ps (produto, preço, praça e promoção), 8Ps ou quantos Ps sejam… Concorda comigo?

Na minha opinião, tudo que existe de ferramenta, técnica, estratégia, conceito e meios pode ser classificado assim. Estes são os pilares de sustentação do marketing digital e, convém dizer que executar o marketing digital em sua total potência, exige competências destas quatro naturezas também.

Os 4 Pilares do Marketing Digital. Fonte: Rafaela Sanzi.

Como você pode perceber, os tópicos que encontram-se abaixo de cada pilar, não são de nenhuma forma simples. Pelo contrário, apresentam sua própria complexidade e subdivisões. Bom, se você chegou até aqui nesta leitura, já compreendeu a primeira grande ideia deste artigo: marketing digital não é um assunto simples, que se aprende em 1, 5 ou 20 horas. Tão pouco é uma simples derivação do marketing em si.

Fonte: Free Photo By fanjianhua / Freepik
Fonte: fanjianhua / Freepik

A Fábrica de Empreendedores Digitais que nunca fecha: 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Com o crescimento da venda de produtos e serviços na internet, cresceu também o número de empresas interessadas em vender, empreendedores interessados em ganhar dinheiro, profissionais querendo prestar serviço para os empreendedores e empresários e os ‘gurus’ vendendo cursos de marketing digital para todo esse povo! Além de ‘marketing digital’ ser um termo crescentemente procurado no google, como vimos, também é um termo amplamente discutido em artigos de blogs, notícias, ebooks e cursos. Este é apenas mais um dos reflexos da entrada massiva de novos profissionais a cada dia nesta área.

Até alguns anos atrás quem dominava marketing digital eram apenas as agências de comunicação. Depois surgiram as agências digitais e os profissionais de comunicação e marketing de grandes empresas que se colocaram a par do mundo digital. Mais recentemente foi que os aspirantes a empreendedores descobriram essa oportunidade. Por último, como de costume, os pequenos empresários ficaram na lanterna deste campeonato, entrando no páreo somente depois que grandes empresas e empreendedores já surfavam a onda da internet.

Nestes últimos anos, o que tem alavancado o Boom das vendas online tem sido em grande parte os Cursos de Marketing Digital Online.

Os grandes gurus do marketing digital andam vendendo ‘o sonho americano digital’ ou quase isso. Empreenda online e a sua vida se transformará… você terá a vida que merece… ganhe mais dinheiro do que um dia imaginou… e por aí vai. Esta é a verdadeira fábrica de empreendedores digitais que nunca fecha!!

São dezenas ou até centenas de milhares de pessoas que são fisgadas pelo sonho digital, compram um destes cursos e acordam decididas de que vão empreender online.

Não preciso dizer que depois deste dia maravilhoso que decidiu empreender, o dia seguinte é despertada a consciência de que se contraiu uma enorme dívida (porque os cursos não são baratos). No terceiro dia  somada à dívida, vem o balde de água fria: agora é mãos a obra: assistir 20h ou 30h horas de aula para descobrir o segredo do sonho digital… Se você já passou por essa trilha, você teve uma enorme surpresa ao terminar de assistir todas às aulas. Sabe qual é a surpresa?

Ser empreendedor digital e fazer seu próprio marketing digital é muitoooooo mais difícil do que te disseram! Ah, peraí, não é só difícil, quanto trabalhoso!

Top view portrait of woman lying at desk near laptop.
Fonte: yanalya / freepik

Nesse momento você pode pensar que eu estou falando isso como consultora de marketing digital que quer conquistar mais um cliente. Nada disso! Quem vos fala é uma profissional formada em marketing, com MBA em administração que se viu petrificada ao descobrir que nada entendia de marketing digital quando decidiu há alguns anos pegar esse barco que você está pegando hoje, talvez. Toda a minha experiência e formação em marketing pouco serviu para eu começar a trabalhar com marketing digital.

Marketing Digital é um novo mundo! Por isso, todo o meu esforço hoje é para combater a fábrica de empreendedorismo digital e desmistificar a simplicidade com que o marketing digital é vendido.

Se este artigo lhe serviu em algo, se lhe causou revolta ou simpatia, deixe aí o seu comentário. Prometo usar todos eles para fazer melhorias neste artigo e nos próximos que eu venha a escrever sobre marketing e marketing digital!

Siga-me nas redes sociais para ver o que eu ando aprontando no Instagram, Facebook e LinkedIn.

RafaelaSanzi

Rafaela P. Sanzi
Master in Business Administration.
Especialista em empreendedorismo e inovação.
Consultora empresarial.

 

One Comment Add yours

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s