Sorvebom: uma empresa com o propósito de transformar o dia-a-dia das pessoas através de sabores e experiências!

 Um case de como o processo de branding tem um papel estratégico nas empresas.

  • O Mercado e as mudanças aceleradas

“Não estamos passando por uma era de mudanças, estamos passando por uma mudança de era”! – Chris Anderson.

Sim, vivemos em plena revolução digital e avistamos mais três nos próximos anos: a da biotecnologia, da nanotecnologia e da inteligência artificial/robótica. Tudo isso está gerando muitas mudanças na forma como gerenciamos nossas empresas e planejamos o futuro, frente a um mercado que muda diariamente.

A opção de caminhos é ampla, mas como fazer a escolha certa, que fará sentido para a nossa marca no futuro? Esse é um dos objetivos do trabalho de branding (gestão de marcas), que analisa o ambiente externo, o interno e constrói a plataforma da marca, guiada pelo seu posicionamento e propósito.

Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

O primeiro passo é analisar o mercado. É importante estarmos atentos ao que está mudando na forma como as pessoas consomem, no que elas valorizam e no que esperam das marcas atualmente. No mercado de alimentos vemos um consumidor muito mais preocupado com a saúde e com a sustentabilidade, mais conectado e que busca produtos e experiências diferenciadas! O estudo dos concorrentes nos permitiu enxergar novas oportunidades e preencher lacunas que não estavam sendo exploradas.

  • Autoconhecimento faz parte do processo

É importante olharmos para fora, para o mercado, para os concorrentes, mas é fundamental fazermos um movimento que poucas empresas fazem (por terem uma rotina corrida e questões “urgentes” a serem solucionados) – olhar para dentro!

Fonte: Sorvebom
Fonte: Mocca Photo

Autoconhecimento faz toda a diferença! Tanto para as pessoas, quanto para as empresas. A partir dele você passa a ter certeza do que a sua marca valoriza, o que ela defende, quais são seus pontos fracos e fortes, qual o seu diferencial e qual a cultura dos seus colaboradores. E o mais importante: por quê a sua marca faz o que ela faz? Por quê você acorda todo o dia para fazer isso? E qual impacto positivo a sua marca tem na sociedade, além de gerar lucro financeiro?

Afinal, “as pessoas não compram o que você faz, mas por quê você faz” – Simon Sinek, livro Start with Why.

Você conhece o por quê do seu negócio? A Sorvebom se permitiu aprofundar na sua própria história e cultura, pois sabe que para trilhar o futuro é importante compreender o caminho até o presente. Um caminho que conta a história do casal fundador da marca, que com espírito empreendedor foram pioneiros em muitas inovações no setor de sorvetes. Por exemplo, implantando o primeiro cardápio de sorvetes com taças inéditas; tornando-se uma das primeiras empresas do Interior do RS e do Brasil a implantar um bufê de sorvetes completo; lançando novos sabores; novos produtos e lojas com conceitos e experiências diferenciadas para seus clientes. Aos poucos a marca foi crescendo, ampliando sua área de atuação e tornou-se a primeira indústria de sorvetes do Rio Grande do Sul e uma das duas primeiras no Brasil, do mesmo setor, a receber a Certificação do Sistema de Gestão Segurança de Alimentos NBR ISO 22000. Em 2009, a Sorvebom construiu uma nova unidade industrial com layout baseado nas normas e critérios da ISO 22000 que conta com tecnologia importada. Atualmente, a diretoria conta com a nova geração da família, que segue mantendo os valores da marca, mas traz novas formas de pensar que permitem a renovação e evolução constantes!

  • Propósito: o resgate da essência da marca

“Onde os talentos da sua organização e as necessidades das pessoas se cruzam, está o seu propósito”! – Joey Reiman.

Fonte: Livro Propósito, Joey Reiman
Fonte: Livro Propósito, Joey Reiman

Por muitos anos a marca se viu como uma empresa que proporciona alegria para seus clientes através dos seus produtos. A pesquisa de mercado mostrou que as pessoas consomem sorvetes, pois eles têm o poder de transformar o seu dia para melhor! Esse foi o insight para compreender que o propósito da Sorvebom é muito mais que fazer sorvetes, mas sim: criar sabores e experiências que transformam a vida das pessoas! Com a apresentação do propósito e da plataforma da marca escutei de um dos diretores: “Nossa, isso é realmente quem nós somos”! Objetivo alcançado! No processo de gestão de marcas nada é inventado, mas busca-se através do autoconhecimento trazer à tona a cultura e valores que sempre estiveram presentes. O propósito deve ser real.

  • Propósito definido! E agora, como colocá-lo em prática?

O projeto de branding gerou muitos insights sobre como a empresa pode aprimorar o seu posicionamento, conteúdo, comunicação dos valores e diferenciais da marca. Confira como o propósito está sendo colocado em prática no dia-a-dia da empresa e nos seus pontos de contato!

  • Colaboradores apaixonados

Marcas fortes são construídas através de pessoas que são apaixonadas pelo seu trabalho e que acreditam no propósito da sua empresa. Por isso, nenhum colaborador poderia ser deixado de lado desse projeto. Em um workshop os principais insights foram apresentados aos colaboradores de todas as áreas da Sorvebom. Sendo relembrado o quanto cada um deles tem um papel fundamental para que o propósito saia do papel a cada dia! Ao final do encontro todos foram convidados a dar sugestões para transformar o seu dia-a-dia dentro da empresa, através de melhorias no ambiente e nos produtos.

Fonte: Sorvebom
Fonte: Sorvebom
  • Embalagens que contam histórias

A pesquisa de mercado e o novo posicionamento da marca tiveram impacto positivo no design e conteúdo das novas embalagens. Buscou-se destacar os diferenciais da marca com relação à qualidade, sustentabilidade, inovação e segurança do processo produtivo. Referente ao produto, foram criados ícones para destacar informações importantes para que os consumidores tenham mais conhecimento sobre o alimento que estão consumindo. O resultado foi uma embalagem leve, divertida e com conteúdo!

Design das Embalagens desenvolvido pelo Estúdio Frente
Design das Embalagens desenvolvido pelo Estúdio Frente
  • Comunicação que conecta pessoas e momentos de felicidade

O insight sobre os benefícios e emoções que o consumo de sorvetes traz às pessoas e o propósito da marca guiaram a nova campanha de comunicação da Sorvebom! Com o slogan “mais sabor para transformar o seu dia”, a marca acredita que o sorvete tem o poder de melhorar o dia das pessoas, através de um break na rotina, uma pausa na correria, um momento de prazer e alegria com a família e amigos. A paleta de cores da marca também foi reduzida, fortalecendo as cores azul e rosa e destacando o logotipo da marca, aplicado em branco. A campanha traz uma explosão de sabores e cores, através dos diversos produtos da Sorvebom.

Campanha Publicitária e Produção desenvolvidas pela agência de propaganda Toyz
Campanha Publicitária e Produção desenvolvidas pela Agência Toyz Propaganda
  • O alinhamento entre as diferentes áreas faz toda a diferença

O sucesso de qualquer gestão de marca depende da integração e alinhamento de todas as áreas da empresa e seus parceiros, como agência de design, propaganda, relações públicas, comercial, recursos humanos, marketing, desenvolvimento de produto, entre outras. Por isso na tomada de decisões importantes, a Sorvebom reúne essas equipes, o que contribui com diferentes visões, opiniões e gera insights para estratégias mais eficientes e eficazes! Além de fazer com que todos trabalhem pelo mesmo propósito.

Fonte: Convenção Logistas Sorvebom
Fonte: Convenção Lojistas Sorvebom

Finalizando, esses foram alguns dos insights desse projeto maravilhoso de branding realizado para a Sorvebom.  Foi uma experiência incrível e realmente me orgulho de trabalhar com uma marca que acompanho há muitos anos e que admiro! Novamente pude ter a certeza do poder e importância estratégica que o branding tem nas empresas. Preparem-se, pois vem muita novidade da Sorvebom por aí. Esse foi só o começo de uma grande transformação! ❤

FEATURED IMAGE: Produção e Campanha da marca Sorvebom produzidos pela Agência Toyz Propaganda.

GreicePiacini

Greice Piacini
Master em Branding e Comunicação
e em Ciências do Consumo.
Consultora de Marcas.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s