Inovação & Sustentabilidade: EcoDelivery no Interior de Portugal. Uma entrevista com Licínio Neto, fundador da Recadex.

Inovação com sustentabilidade é possível? O empreendedor, fundador da startup Recadex nos diz que sim, é possível! Ele criou uma empresa inovadora de entregas no centro de Portugal que usa somente bicicleta como meio de transporte. Eu entrevistei Licínio Neto, para o Attached Creative para saber mais dos desafios que ele enfrentou como empreendedor e quais são as perspectivas e futuros desafios da Recadex.

Rafaela: Sempre tiveste a certeza que querias trabalhar nesta área? Fala-nos um pouco sobre o teu percurso/projecto. (há quanto tempo existe, o porquê de existir, como surgiu)

Licínio: Nunca tive um percurso orientado para um objectivo profissional. Segui em engenharia do ambiente porque sempre gostei de estar perto da natureza e era uma forma de garantir que estava a salvaguarda-lá de alguma maneira. Não tive grandes hipóteses de trabalhar na área ou de outras formações que tirei posteriores, depois de vários empregos precários e temporadas no desemprego, já a ponderar a hipótese de emigrar, em finais de 2016 enviei uma candidatura para uma incubadora de empresas a Startup Torres Novas.

Como sempre gostei de andar de bicicleta e aliando isso a uma atividade profissional criei uma empresa de estafetas de bicicleta. Com a ajuda da incubadora, em Março de 2017 a Recadex começou a sua atividade, com uma grande variedade de serviços e entregas por estar situada numa pequena cidade, Torres Novas.

Na altura destaquei o apoio a empresas na entrega e recolha de correio e encomendas, o que se verificou ser um mercado difícil de entrar, actualmente a maior parte dos serviços são apoio de proximidade a clientes com pouca disponibilidade ou mobilidade para realizar compras, ou ir buscar refeições prontas, como a bicicleta utilizada é bastante original, e dá bastante nas vistas ofereço também um espaço de exposição de publicidade a empresas na forma de bandeiras fixas na bicicleta.

Rafaela: Qual a principal missão da RECADEX?

Licínio: A sustentabilidade é a principal missão da Recadex, não só ecológica mas também económica porque visa criar emprego, e incentivar a economia local com zero impacto ambiental.

Rafaela: Quais foram os principais desafios que encontraste na expansão do projeto?

Licínio: Como implementei este projecto em Torres Novas tive que derrubar muitos hábitos adquiridos, desconhecimento do que realmente faço, mas como não desisti após quase dois anos a população já me vê como uma alternativa de confiança e eficaz quando precisam dos meus serviços, acredito que é bastante mais fácil implementar o mesmo conceito em cidades de maior dimensão, mais abertas a mudanças e alternativas sustentáveis.

Rafaela: Qual foi a maior conquista que atingiste com este projeto?

Licínio: A maior conquista que obtenho neste projeto, são os clientes regulares que se tornam meu amigos, ou como em alguns casos quase meus segundos avós, provando a aplicabilidade do conceito e a devolução da atenção e do compromisso que entrego.

Rafaela: Qual o objectivo da Campanha de Crowdfunding e o porquê de optares por este método de financiamento?

Licínio: O futuro da Recadex depende do desenvolvimento de uma aplicação própria que permitirá cadastrar serviços, ementas de restaurantes, novos estafetas em novos locais permitindo assim mais facilmente a expansão da marca Recadex, realizar agendamentos e pagamentos.

A campanha de crowdfunding visa custear parte da obtenção da app, após algumas desilusões com falsos mentores e investidores, o método da campanha de crowdfunding parece ser a forma mais simples e menos burocrática de obter o capital necessário.

Rafaela: Porque é que devem apoiar o projecto?/Conclusão

Licínio: Apoiar a expansão da Recadex é uma forma simpática e sustentável de criar emprego, incentivar a economia e o comércio local e um apoio valioso de proximidade a uma população cada vez mais idosa.

Atualmente já existem serviços similares de grandes multinacionais, nas maiores cidades de Portugal, que utilizam sobretudo meios motorizados para as suas entregas.

O apoio na campanha da Recadex visa o alargar de uma visão ecológica funcional de um empreendedor português, dos seus valores como pessoa, empresário, e habitante deste planeta que se debate com graves alterações climáticas.

Saiba mais sobre:

RafaelaSanzi

Rafaela P. Sanzi
Master in Business Administration.
Especialista em empreendedorismo e inovação.
Consultora empresarial.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s