Inovação com sustentabilidade é possível? O empreendedor, fundador da startup Recadex nos diz que sim, é possível! Ele criou uma empresa inovadora de entregas no centro de Portugal que usa somente bicicleta como meio de transporte. Eu entrevistei Licínio Neto, para o Attached Creative para saber mais dos desafios que ele enfrentou como empreendedor e quais são as perspectivas e futuros desafios da Recadex.
Rafaela: Sempre tiveste a certeza que querias trabalhar nesta área? Fala-nos um pouco sobre o teu percurso/projecto. (há quanto tempo existe, o porquê de existir, como surgiu)
Licínio: Nunca tive um percurso orientado para um objectivo profissional. Segui em engenharia do ambiente porque sempre gostei de estar perto da natureza e era uma forma de garantir que estava a salvaguarda-lá de alguma maneira. Não tive grandes hipóteses de trabalhar na área ou de outras formações que tirei posteriores, depois de vários empregos precários e temporadas no desemprego, já a ponderar a hipótese de emigrar, em finais de 2016 enviei uma candidatura para uma incubadora de empresas a Startup Torres Novas.
Como sempre gostei de andar de bicicleta e aliando isso a uma atividade profissional criei uma empresa de estafetas de bicicleta. Com a ajuda da incubadora, em Março de 2017 a Recadex começou a sua atividade, com uma grande variedade de serviços e entregas por estar situada numa pequena cidade, Torres Novas.
Na altura destaquei o apoio a empresas na entrega e recolha de correio e encomendas, o que se verificou ser um mercado difícil de entrar, actualmente a maior parte dos serviços são apoio de proximidade a clientes com pouca disponibilidade ou mobilidade para realizar compras, ou ir buscar refeições prontas, como a bicicleta utilizada é bastante original, e dá bastante nas vistas ofereço também um espaço de exposição de publicidade a empresas na forma de bandeiras fixas na bicicleta.
Rafaela: Qual a principal missão da RECADEX?
Licínio: A sustentabilidade é a principal missão da Recadex, não só ecológica mas também económica porque visa criar emprego, e incentivar a economia local com zero impacto ambiental.
Rafaela: Quais foram os principais desafios que encontraste na expansão do projeto?
Licínio: Como implementei este projecto em Torres Novas tive que derrubar muitos hábitos adquiridos, desconhecimento do que realmente faço, mas como não desisti após quase dois anos a população já me vê como uma alternativa de confiança e eficaz quando precisam dos meus serviços, acredito que é bastante mais fácil implementar o mesmo conceito em cidades de maior dimensão, mais abertas a mudanças e alternativas sustentáveis.
Rafaela: Qual foi a maior conquista que atingiste com este projeto?
Licínio: A maior conquista que obtenho neste projeto, são os clientes regulares que se tornam meu amigos, ou como em alguns casos quase meus segundos avós, provando a aplicabilidade do conceito e a devolução da atenção e do compromisso que entrego.
Rafaela: Qual o objectivo da Campanha de Crowdfunding e o porquê de optares por este método de financiamento?
Licínio: O futuro da Recadex depende do desenvolvimento de uma aplicação própria que permitirá cadastrar serviços, ementas de restaurantes, novos estafetas em novos locais permitindo assim mais facilmente a expansão da marca Recadex, realizar agendamentos e pagamentos.
A campanha de crowdfunding visa custear parte da obtenção da app, após algumas desilusões com falsos mentores e investidores, o método da campanha de crowdfunding parece ser a forma mais simples e menos burocrática de obter o capital necessário.
Rafaela: Porque é que devem apoiar o projecto?/Conclusão
Licínio: Apoiar a expansão da Recadex é uma forma simpática e sustentável de criar emprego, incentivar a economia e o comércio local e um apoio valioso de proximidade a uma população cada vez mais idosa.
Atualmente já existem serviços similares de grandes multinacionais, nas maiores cidades de Portugal, que utilizam sobretudo meios motorizados para as suas entregas.
O apoio na campanha da Recadex visa o alargar de uma visão ecológica funcional de um empreendedor português, dos seus valores como pessoa, empresário, e habitante deste planeta que se debate com graves alterações climáticas.
Saiba mais sobre:
- Recadex: https://www.facebook.com/Recadexmanager/
- Crowdfunding Recadex na PPL: https://ppl.pt/recadex
- Startup Torres Novas: http://startuptorresnovas.pt/index.php/pt-pt/
Rafaela P. Sanzi
Master in Business Administration.
Especialista em empreendedorismo e inovação.
Consultora empresarial.